terça-feira, 10 de outubro de 2017

Altay Veloso

Em 1980, gravou o LP "O cantador", pela RCA Victor. Nesse disco de estreia interpretou várias composições de sua autoria, como "Canção de Deus", "Isso é tudo, isso é nada", "O cantador", "Meu nome é noite vadia" e uma adaptação literária da obra de Saint Saens, "O cisne", além de uma parceria com seu pai, "O homem do sertão" (c/ Aguillar Velloso).

No ano de 1983, pela gravadora Polydor, lançou o disco "Avatar", no qual interpretou diversas composições de sua autoria.

Reinaldo, em 1990, interpretou "Corpo" no disco "Coisa sentimental", lançado pela gravadora Continental. Nesse mesmo ano, Rosa Maria gravou "Cantei um blues", de Altay Veloso em parceria com Paulo César Feital. No ano seguinte, sua canção "Luz" (c/ Paulo César Feital), interpretada por Clarisse Grova, venceu o Festival Sul Americano de Música de Foz do Iguaçu.

Em 1992, sua composição "Vício de amor" foi incluída no LP "Mar de esperança", de Dominguinhos do Estácio, pela gravadora RGE. Nesse mesmo ano, ao lado de Clarisse Grova, Paulo César Feital e Nina Miranda, fundou a Companhia das Ilusões, excursionando com o grupo em shows por todo o país, culminando na gravação do CD "Paulo César Feital e Companhia das Ilusões", no qual foram registradas várias parcerias da dupla.

No ano de 1995, "Tá valendo" e "Vã filosofia", ambas em parceria com o poeta Paulo César Feital, foram gravadas no CD de estreia da cantora Dorina "Eu canto samba".

No ano 2000, Leny Andrade gravou o CD "Leny Andrade canta Altay Veloso", pela gravadora Paradoxx. O disco, só com composições de Altay Veloso, foi lançado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

No ano de 2002 o grupo Pique Novo, no disco "Ao vivo - 10 anos", incluiu de sua autoria "Código do amor", parceria com Paulo César Feital.

Em 2002 lançou pelo Selo Radamés o disco "Altay Veloso".

No ano de 2003 lançou o disco "Alabê de Jerusalém", no qual vários convidados interpretaram sua ópera. Entre os participantes destacaram-se Alcione, Leny Andrade, Emílio Santiago, Bibi Ferreira, Elba Ramalho, Lenine e o Grupo Ébano.

No ano de 2005 apresentou a ópera "Alabê de Jerusalém", no Canecão, show que contou com as participações de Lenine, Elba Ramalho, Alcione, Sandra de Sá, Fafá de Belém, Ronnie Marruda, Leny Andrade, Cláudio Zoli, Zezé Motta, Jorge Vercilo, Pery Ribeiro, Lucinha Lins, Cris Delanno e Selma Reis.

Autor de mais de 400 músicas, foi gravado por boa parte dos artistas da MPB, como Alcione, SPC, Lúcio Sherman e Negritude Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário