sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Marku Ribas

Marco Antônio Ribas (Pirapora MG 1947 - Belo Horizonte MG 2013).
Compositor, cantor, instrumentista e ator.
Estréia como baterista e cantor no grupo Flamingo em 1962. Em 1967, vai para São Paulo com o amigo e parceiro Deo e juntos lançam o LP Deo & Marco, pela gravadora Continental.
No mesmo ano, participa do 2º Festival Internacional da Canção (FIC), no Rio de Janeiro, com a música Canto Certo.

Anos depois, rebatizada de Alerta Geral e gravada por Alcione, a canção dá nome a um programa televisivo apresentado pela cantora.
O teor crítico dessa letra incomoda o governo militar e é censurada.
No ano seguinte, a música Nunca Vi também é censurada e, em outubro de 1968, provoca a prisão de Marco Antônio Ribas, ou Marku Ribas, que se exila em Paris.
Na capital francesa, monta o grupo Batuki e participa como ator dos filmes Quatre Nuit D'une Revêur, 1969, de Robert Bresson, e Revolution, 1970, de Jean-Marc Tibeau, no qual interpreta o líder comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes.

Muda-se para Martinica, no Caribe, e, em 1973, visita o Brasil, onde grava o LP Underground, que traz a faixa Zamba Ben, feita em homenagem ao político revolucionário argelino Ben Bella, principal nome da luta da independência da Argélia.
Participa do videoclipe de Just Another Night, do cantor de rock inglês Mick Jagger, gravado no Rio de Janeiro, em 1984. Dois anos depois, em Paris, grava como percussionista a faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work, dos Rolling Stones, banda de Jagger, embora não esteja creditado no disco. Atua nos filmes Exu-Piá, Coração de Macunaíma, 1987, de Paulo Verissimo; Uma Onda no Ar, 2002, e Batismo de Sangue, 2007, ambos de Helvécio Ratton; Chega de Saudade, 2008, de Laís Bodanzky; e Lula, o Filho Brasil, 2009, de Fábio e Luiz Carlos Barreto.

É lançada a coletânea Zamba Ben, em 2007, com seleção de repertório feita pelo cantor Ed Motta, admirador da obra de Marku Ribas. Grava, pelo Itaú Cultural, seu primeiro DVD, 60 Anos de Vida, 45 de Arte, em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário