segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Tony Bizarro

Tony Bizarro é um dos grandes pilares da “Black Music” brasileira. Sua influência na música negra é indiscutível e definitiva. Nos anos 70, Tony começou a lapidar um estilo próprio de cantar ao ouvir discos do grupo vocal americano Four Tops. Ali estava à marca que ficaria impressa na voz e na música de Bizarro para sempre. Em 1970, Tony deu início à sua carreira ao lado de Frank Arduini, com a dupla “Tony e Frank”.
Tony também participou de discos de diversos artistas marcantes da música brasileira como TIM Maia, Lincoln Olivetti, Robson Jorge, Almir Ricardi, entre outros. Além das participações importantes em que esteve Tony se consagrou como compositor e produtor de qualidade.
Com a dissolução da dupla “Tony & Frank”, Bizarro produziu discos de vários artistas como Cassiano, Odair José, Diana, Sidney Magal, César Sampaio, pelo selo Polydor, a convite de Jairo Pires, então Gerente de Produtos da Polygram. Nesse selo ele também foi produtor dos projetos “Cem Anos de Samba” e “Cem Anos de Carnaval”, lançados no exterior.
Em 1974, toda a equipe da Polydor se transferiu para a extinta CBS. Lá, Tony Bizarro também fez a produção musical de inúmeros artistas e projetos por mais de 12 anos. Naquela mesma época, Tony, como bom cantor, gravou o disco “Nesse Inverno”. Um fato interessante marca a gravação desse trabalho: o disco foi feito pelo próprio Tony na gravadora em que trabalhava. O diretor, quando soube da “astúcia” de Bizarro, o despediu. Porém, ao ouvir o som e a qualidade com que foi realizado, resolveu lançar “Neste Inverno”, que se tornou uma referência na “Black Music” brasileira. “Nesse Inverno” foi relançado em CD e atualmente está à venda no mundo todo. O vinil hoje é uma raridade; um exemplar original da época chega a custar mais de 100 euros na Europa.
Após esse trabalho, Tony lançou uma série de compactos, dentre eles “Estou Livre”, em 1983. A gravação dessa música teve origem numa blitz policial pela qual ele e os músicos Lincoln Olivetti e Robson Jorge passaram na cidade do Rio de Janeiro. Após o fato, os três começaram a improvisar no carro: “Estou Livre / Estou Vivo/ Vale a Pena”. Chegando ao estúdio de Olivetti, eles montaram os arranjos e às seis da manhã a música já estava gravada. “Estou Livre” foi um grande sucesso, permaneceu por muito tempo como hit nas rádios e bailes “Black” de todo o Brasil e ainda hoje é reverenciada como um dos grandes clássicos da música negra brasileira.
Tony ainda lançou outros compactos na década de 80. Em 1988 lançou pela All Records o LP “Alma Negra” ao lado de Tony Tornado, Lady Zu, Luis Vagner e Carlinhos Trumpete.
No início dos anos 90, o lendário DJ Grego produziu uma versão atualizada do hit de Tony Tornado, “BR 3”, e Tony Bizarro fez o vocal. Bizarro fez algumas alterações na melodia e a transformou em uma música atual e super dançante, digna de figurar entre os clássicos da “Black Music” brasileira. A música foi lançada em “single” 12 polegadas com seis versões.
Atualmente Tony Bizarro trabalha seu mais novo CD, “Estou Livre”. O disco conta com músicas inéditas de sua autoria e regravações, além das participações especiais de artistas importantes como Luis Vagner “Guitarra”, Thaíde, B. Negão e Mara Nascimento. Sucessos que, certamente, arrebentarão nas pistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário