domingo, 14 de janeiro de 2018

Jauperi

Jau, nome artístico de Jauperi Lázaro dos Santos (Salvador, 27 de setembro de 1970) é um cantor e compositor brasileiro, cujo estilo incorpora o axé.
Dono de uma das mais belas vozes da música baiana, compositor gravado por diversos artistas locais como: Ara Ketu, Netinho, Cheiro de Amor, Pierre Onássis, dentre outros. Intérprete como poucos Jauperi foge dos rótulos musicais e vem constituindo seu próprio estilo, com base na sua trajetória e experiências.
Com uma forte influência da música afro-baiana, Jau, como é carinhosamente chamado, foi, aos poucos, constituindo seu estilo próprio que agrada muito seus fãs.
Aos 17 anos, entrou no Olodum e não parou mais, precocemente, foi agraciado com o prêmio de melhor composição no FEMADUM, Festival de Música e Artes do Olodum, grupo onde iniciou sua carreira e a partir do qual teve oportunidade de expandir sua carreira.
Com a banda do Pelô, participou dos mais importantes Festivais de Música da Europa - Montreaux, Womad, Metisse Musique e teve a oportunidade de tocar com estrelas renomadas do cenário nacional, como Djavan, Marisa Monte e Paralamas do Sucesso e internacional, como: Paul Simon, Tracy Chapman, Wayne Shorter, Joan Baez e Courtney Pine.
Já nessa época, começou a conquistar admiradores encantados com a beleza da sua voz.
Mais tarde, em busca de vôos maiores, saiu do Olodum e deu início à sua carreira solo com a Banda Ifá gravou seu primeiro disco, homônimo à banda, que teve músicas estouradas no eixo Rio - São Paulo e reagravadas por artistas baianos, como "Topo do Mundo" e "My Love".
A partir deste trabalho, Jauperi foi conquistando outros admiradores. Não abrindo mão da influência do olodum, ele abusa dos instrumentos percussivos e de letras que remetem à cultura negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário