quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Tiganá Santana

Nascido em Salvador - BA, Brasil Tiganá Santana é um filósofo-poeta-músico.
Tiganá compõe em Português, Kikongo, Kimbundo, Francês, Inglês e Espanhol.
Tiganá compõe e canta em kicongo, kimbundo (línguas da Angola e do baixo Congo), mas também em iorubá, português, inglês, espanhol e francês.
Suas letras profundamente místicas, inspiradas pela religião afro-brasileira do Candomblé, falam de elementos universais, quem somos e de onde viemos.
Ele é iniciado na religião do Candomblé Congo-Angola, onde ocupa o cargo de Tata Kambondo.Tiganá Santana, cantor e compositor de 28 anos, com 12 anos de carreira, cresceu na cidade afro-brasileira de Salvador na Bahia, numa casa onde ele podia admirar as variações do mar.
- Dependo das vistas para o mar, para o horizonte e para o universo, diz Tiganá.
A visão do mar dá realmente um som poético na suas músicas.
Tiganá explora a proximidade da música sacra afro-brasileira e Africana e foi elogiado por suas inovações neste campo, especialmente pelo governo brasileiro no reconhecimento da importância cultural e geracional de seu primeiro trabalho, Maçalê.
Em 2010, ele recebeu convite para cantar na Cúpula Internacional das Nações Unidas, juntamente com a cantora Virgínia Rodrigues.
Durante o mesmo ano, gravou um programa especial para a Rádio BBC Londres e participou de um dos maiores festivais de world music da Europa, o festival belga Sfinks, onde ele transmitiu um programa especial ao vivo para a Rádio Nacional Belga.
Em Agosto de 2010, gravou um programa especial para TV4, o principal canal de televisão na Suécia, onde ele falou sobre a herança Africana na Bahia e no Brasil.
Em Outubro de 2010, Tiganá se juntou, como palestrante e músico, à programação oficial da 29 ª Bienal de São Paulo, e foi uma das atracções artísticas do X Mercado Cultural da Bahia. Em 2011, Tiganá é convidado à uma turnê em 4 países da Europa, em salas prestigiosas como o Espace Senghor em Bruxelas e o Stallet na Suécia.
Ele está preparando seu segundo álbum "Invenção da Cor" com a participação de artistas de diversos países.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário