segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Robson Jorge e Lincoln Olivetti

Robson Jorge (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1954 — Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 1992) foi um músico brasileiro, que se notabilizou pela parceria com Lincoln Olivetti.

Começou na música com um violão que pertencia ao irmão, aos 11 anos. Aos 15, já tocava em bailes, após passagem pelo Instituto Villa-Lobos.
 Em meados da década de 1970, conheceu Lincoln Olivetti, com quem viria a ter uma intensa parceria, compondo ao violão, na guitarra e nos teclados músicas próprias e arranjos para outros artistas, o que lhe deu fama e dinheiro, mas também muitas críticas.
Na década de 1980, Robson Jorge teve problemas com o alcoolismo, morrendo esquecido e afastado do meio musical no início da década seguinte.
Lincoln Olivetti Moreira (Nilópolis, 17 de abril de 1954 - Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2015) foi um renomado maestro, arranjador, instrumentista, tecladista, produtor musical e compositor, que ficou conhecido pela parceria com o guitarrista Robson Jorge.

Lincoln Olivetti iniciou-se na música ainda menino.
Com 13 anos, já se apresentava em bailes do subúrbio com seu conjunto. Cursou as faculdades de música e engenharia eletrônica, mas não as concluiu. Em meados da década de 1970, conheceu Robson Jorge, com quem viria a manter uma grande parceria musical.

Lincoln Olivetti fez arranjos para numerosos artistas: Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Rita Lee, Xuxa, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ângela Rô Rô, Zizi Possi, Fagner, Wando e Joanna, o que lhe rendeu fama e dinheiro, mas também críticas quanto a uma certa "pasteurização" da MPB. Durante a decada de 80, Lincoln era quase onipresente nos arranjos da maioria dos artistas da época.
Foi apelidado de "o feiticeiro dos estúdios" e "o mago do pop". Também, foi produtor musical da cantora argentina Sandra Mihanovich, que gravou parte do seu disco "Como la Primera Vez" no estúdio dele em 1985.
Fez o arranjo do Tema do Fantástico de 1987. Na década de 1990, viveu um período de ostracismo, do qual saiu ao produzir discos para Lulu Santos e Ed Motta. ele foi o compositor da música "Um Novo Dia", cantada pelo elenco da Globo na passagem de 2010 para 2011 e cantada pelos cantores na passagem de 2011 para 2012 no Show da Virada, da Globo.

Lincoln Olivetti faleceu aos 60 anos, de infarto, na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário